O ENSINO DE CONTRABAIXO NO PROJETO VALE MÚSICA BELÉM
AUTOR: Antonio Mamedio de Araújo Neto.
Resumo: A união da Fundação Vale com a Fundação Amazônica de Música, através da Professora Glória
Caputo, iniciou o Programa Vale Música, apoiado pela Empresa de Mineração Vale, desde 2004, em Belém. O
objetivo do Programa é a formação musical de crianças e jovens da rede pública de ensino, incentivando a
profissionalização e oportunidades de ocupação e renda. Atualmente a iniciativa é patrocinada pela Vale, via Lei
Federal de Incentivo à Cultura. Considerando minha vivência no Projeto e a proposta do Projeto Vale Música de
ser um curso livre e profissionalizante, o objetivo principal deste artigo foi o de descrever o ensino de
contrabaixo na Fundação Vale Música. Os objetivos específicos foram: fornecer informações contextualizadas
sobre o Projeto Vale Música; relatar como acontece o ensino de música no Projeto Vale Música e apontar as
principais características do ensino de contrabaixo no Projeto Vale Música. A pesquisa proposta é qualitativa,
um estudo de caso. Para a coleta de dados foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o tema proposto,
observação das aulas de contrabaixo e entrevistas semiestruturadas com os alunos de contrabaixo e o corpo
docente do Projeto. Aqui apresentamos dados contextualizados do Projeto Vale Música, sobre o ensino de
música, enfatizando o ensino de contrabaixo. Desenvolvido por meio da parceria com a Fundação Amazônia de
Música, o Programa vem transformando a vida de crianças do ensino público, dando-lhes a oportunidade de
estudar música gratuitamente e aprender diversos instrumentos musicais. Compreender esse processo foi
fundamental para entender a importância desse ensino na vida dos alunos do Projeto, pois há anos o Projeto Vale
Música vem sendo reconhecido no cenário musical paraense e no Brasil, formando profissionais atuantes no
corpo artístico nacional.
Palavras-chave: Programa Vale Música. Ensino de Música. Ensino de contrabaixo.
Abstract: The union of Fundação Vale with Fundação Amazônica de Música, through teacher Glória Caputo,
started the Vale Música Program, supported by Empresa de Mineração Vale, since 2004, in Belém. The
objective of the Program is the musical training of children and young people from the public school system,
encouraging professionalization and opportunities for occupation and income. Currently, the initiative is
sponsored by Vale, via the Federal Culture Incentive Law. Considering my experience in the Project and the
proposal of Projeto Vale Música to be a free and professional course, the main objective of this article was to
describe the teaching of double bass at Vale Música Program. The specific objectives were to provide
contextualized information about the Vale Música Project; to report how music teaching happens in the Vale
Música Project and to point out the main characteristics of the double bass teaching in the Vale Música Project.
The proposed research is qualitative, a case study. For data collection, a bibliographic survey was carried out on
the proposed theme, observation of the double bass classes and semi-structured interviews with the double bass
students and the faculty of the Project. Here we present contextualized data from the Vale Música Project, about
music teaching, emphasizing the teaching of double bass. Developed through a partnership with Fundação
Amazônia de Música, the Program has been transforming the lives of public school children, giving them the
opportunity to study music free and learn different musical instruments. Understanding this process was
fundamental to understand the importance of this teaching in the lives of the Project's students, because for years
the Vale Música Project has been recognized in the music scene of Pará and in Brazil, forming professionals
working in the national artistic body.
Keywords: Vale Música Program. Music teaching. Double bass teaching.
Redes Sociais