Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > TCC > Uncategorised > AS JINGOMA E O GAN NO MANSU NANGETU, EM BELÉM-PA.
Início do conteúdo da página

AS JINGOMA E O GAN NO MANSU NANGETU, EM BELÉM-PA.

AUTORA: Bruna Lobato Rodrigues.

 

Resumo: O Mansu Nangetu é um terreiro de candomblé Angola, localizado no bairro do Marco, em Belém do Pará. Nos rituais desta casa são utilizados três atabaques, chamados jingoma (plural de “ngoma”), e uma campânula de ferro chamada gan, fundamentais para a comunicação com as divindades. São executados quatro diferentes toques/ritmos nos rituais da casa-de-santo: Arrebate, Congo, Cabula e Barravento/Muzenza. O objetivo principal desta pesquisa foi o de investigar a função da orquestra instrumental nos rituais do Mansu Nangetu. Os objetivos específicos foram: fornecer informações contextualizadas sobre o Mansu Nangetu, verificar a função da música nos rituais da casa de candomblé e descrever as principais características da orquestra instrumental no Mansu Nangetu. A pesquisa é qualitativa e o método utilizado foi do tipo etnográfico. Neste contexto, os processos de aquisição, aprendizagem e construção de conhecimento acontecem socialmente, por meio da participação nos rituais. As ideias e conceitos expressos musicalmente só podem ser interpretados de acordo com o sistema cultural no qual está inserida a prática musical.

Palavras-chave: Mansu Nangetu. Orquestra instrumental. Candomblé Angola. Música de candomblé.

 

Abstract: Mansu Nangetu is a Angola Candomblé temple located in the Marco neighborhood of Belém do Pará. The rituals of this temple use three drums, called jingoma (plural of “ngoma”), and an iron bell called gan, which are essential for communication with the deities. Four different beats/rhythms are played in the rituals of the temple: Arrebate, Congo, Cabula and Barravento/Muzenza. The main objective of this research was to investigate the function of the instrumental orchestra in the rituals of Mansu Nangetu. The specific objectives were to provide contextualized information about Mansu Nangetu, to verify the function of music in the rituals of the Candomblé temple and to describe the main characteristics of the instrumental orchestra in Mansu Nangetu. The research is qualitative and the method used was ethnographic. In this context, the processes of acquisition, learning and construction of knowledge occur socially, through participation in the rituals. The ideas and concepts expressed musically can only be interpreted according to the cultural system in which the musical practice is inserted.

Keywords: Mansu Nangetu. Instrumental orchestra. Angola Candomblé. Candomblé music.

Fim do conteúdo da página