Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Laboratórios de Pesquisa
Início do conteúdo da página

Laboratórios de Pesquisa

Laboratório de Etnomusicologia

O Laboratório de Etnomusicologia da Universidade Federal do Pará integra o Instituto de Ciências da Arte (ICA). Está vinculado à Escola de Música (EMUFPA), a Faculdade de  Música e ao Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES). Abriga o Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia (GPMIA) e o Grupo de Estudos sobre Música no Pará (GEMPA), assim como o acervo destes grupos, que têm como principal objetivo fomentar e produzir conhecimento sobre as diversas práticas musicais existentes na região Amazônica. Tal iniciativa constitui um reforço aos cursos de graduação e pós-graduação e ao GPMIA e ao GEMPA. Atualmente os grupos congregam estudantes de graduação e mestrado e, docentes em processo qualificativo em mestrado e doutorado, cujas pesquisas estão inscritas nos referidos grupos, ressaltando o caráter aglutinador destes.

GPMIA foi criado em 2007, a partir do projeto de pesquisa “Música e Sociedade Indígena na Amazônia”, que possuía apoio da UFPA através do Programa de Apoio ao Recém Doutor (PARD) e parceria com o Museu Paraense Emílio Goeldi. O GPMIA possui três grandes linhas de pesquisa:

  1. Música Indígena na Amazônia;
  2. Estudos Etnomusicológicos no Pará;
  3. Teorias e interfaces epistêmicas em artes.

GEMPA, criado em 2012, é um grupo de estudo, investigação e produção de conhecimento sobre as diversas práticas musicais existentes no Pará. Possui duas linhas de pesquisa:

  1. Práticas musicais ;
  2. Teorias e interfaces epistêmicas em artes;

O projeto de pesquisa principal do grupo é “Práticas musicais no Pará”, proposta contínua que abriga vários subprojetos de pesquisa, projetos de extensão e iniciativas desenvolvidas em disciplinas de graduação e pós-graduação. Em 2013 o projeto foi aceito para realização de Pós-Doutorado no PPGA/IFCH/UFPA.

Ressalta-se o fato de que o GPMIA e o GEMPA constituem iniciativas pioneiras na área da etnomusicologia na Universidade Federal do Pará e talvez na região Norte como um todo.

Objetivo Geral

  1. Congregar e apoiar as pesquisas na área de etnomusicologia no PPGARTES/EMUFPA/UFPA.

Objetivos específicos

  1. Proporcionar organismo estruturado de apoio às pesquisas etnomusicológicas desenvolvidas na UFPA.
  2. Acomodar acervo já existente no GPMIA e no GEMPA e oferecer suporte para a sua constante alimentação.
  3. Fomentar e produzir conhecimento sobre música na Amazônia.

Metas

  1. Manter arquivo de registros sonoros e de texto disponíveis à comunidade.
  2. Incrementar e potencializar o desenvolvimento da área da etnomusicologia na Região Norte.
  3. Realizar ações de pesquisa e extensão com as diversas conexões musicais do Estado e Região.
  4. Estabelecer pontes entre os mestres e sabedores musicais do Estado e da Região e a Academia.
  5. Promover eventos, cursos, workshops, oficinas e afins com vistas ao incremento da disciplina.

Desafio

  1. Potencializar e dar visibilidade às pesquisas desenvolvidas no âmbito da ICA/EMUFPA/PPGARTES, em fase de amadurecimento e consolidação, em consonância com as exigências das agências de fomento e instituições.

 Site: http://www.labetno.ufpa.br

 

 

Grupo de Pesquisa Arte Sonora

O Grupo de Pesquisa Arte Sonora: Estudo dos Processos Criativos, Instalativos e em Paisagem Sonora propõe a contextualização histórica da arte e da paisagem sonora em suas transversalidades através dos campos da arte, música, psicologia, pedagogia, comunicação e educação. Recorrentemente são abordados tópicos como: teorias fundamentais da paisagem sonora; imagens óticas e sonoras; audiovisual. As propostas práticas inserem-se na produção, composição, intervenção e experimentação sonora e sonoro-visual.

Metodologia: Encontros em formato remoto, quinzenalmente nas terças-feiras, às 9 horas, onde são apresentados e estudados textos que atualizam o conhecimento acerca dos tópicos abordados individualmente e coletivamente.

Líder: Prof. Dr. Elder dos Santos Oliveira Junior.

Para consulta ao Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil, clique aqui.

Para atualizações diretamente no seu e-mail, entre em nosso Grupo do Google.

Site Institucional.

 

Fim do conteúdo da página