Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Núcleo Docente Estruturante > Uncategorised > MÚSICA E AUTISMO: AS CONTRIBUIÇÕES DA MÚSICA PARA CRIANÇAS COM TEA
Início do conteúdo da página

MÚSICA E AUTISMO: AS CONTRIBUIÇÕES DA MÚSICA PARA CRIANÇAS COM TEA

Autor: Cilon Ruan dos Santos da Silva.

 

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral investigar como a música pode
contribuir no processo de ensino aprendizagem da criança com TEA e como objetivos
específicos, relatar informações sobre o Transtorno do Espectro Autista, comentar o processo
de ensino aprendizagem da criança com TEA, identificar algumas práticas educacionais
utilizadas no processo de ensino aprendizagem de crianças com TEA por meio da música. A
metodologia utilizada para a realização desse trabalho foi qualitativa e se deu por meio da
pesquisa bibliográfica. O autismo é um transtorno do espectro autista caracterizado por
prejuízos na interação social, atraso na aquisição da linguagem e comportamentos estereotipado
e repetitivos. A música quando introduzida no cotidiano escolar pode não somente ajudar na
aprendizagem como ter um grande poder de desenvolver a coordenação motora, acuidade visual
e auditiva, a memorização, atenção, a criatividade e a socialização. A Música é um instrumento
de aprendizagem, onde pode melhorar a qualidade de vida de uma criança com TEA tendo um
papel enriquecedor no desenvolvimento. Ela ajuda no cotidiano e auxilia no processo de
aprendizagem.

Palavras-chave: Música; Transtorno do Espectro Autista (TEA); Ensino aprendizagem.


Abstract: The present work has as general objective to investigate how music can contribute
to the teaching-learning process of children with ASD and as specific objectives, to report
information about Autism Spectrum Disorder, comment on the teaching-learning process of

children with ASD, to identify some practices educational instruments used in the teaching-
learning process of children with ASD through music. The methodology used to carry out this

work was qualitative and was carried out through bibliographic research. Autism is an autistic
spectrum disorder characterized by impairments in social interaction, delay in language
acquisition and stereotyped and repetitive behaviors. Music, when introduced into everyday
school life, can not only help learning but also have great power to develop motor coordination,
visual and auditory acuity, memorization, attention, creativity and socialization. Music is a
learning instrument, where it can improve the quality of life of a child with ASD, having an
enriching role in development. It helps in everyday life and assists in the learning process.
Keywords: Music; Autism Spectrum Disorder (ASD); Teaching learning.

Fim do conteúdo da página