CORPO QUE CANTA: A INTERLIGAÇÃO DO CORPO E DA VOZ E O DESENVOLVIMENTO DA MUSICALIDADE NA PREPARAÇÃO DE COROS.
AUTOR: Jônatas da Silva Pereira.
Resumo: O presente trabalho é fruto de uma pesquisa realizada junto ao Coro
Universitário da UFPA- CORUNÍ em 2019 (de forma presencial antes da pandemia do
COVID-19). É um coro que agrega pessoas de diferentes segmentos da UFPA e
comunidade. Este busca uma prática de cantar coletivamente, fazendo movimentos na sua
performance. Diante disso, o trabalho tem como objetivo relatar as práticas musicais
realizadas no momento do aquecimento vocal e corporal para desenvolvimento da
musicalidade. Partindo da visão de teóricos Dalcroze e Rudolf Laban, que trabalham o
movimento e o fazer musical, otimizando a qualidade dos ensaios, tornando-os muito
além de treinamentos, mas propiciando ao coralista vivências musicais e autonomia.
Pode-se ver no CORUNÍ um espaço para experimentar práticas, enquanto bolsista,
propondo atividades musicais que desenvolvessem a voz e o corpo, mostrando que essas
atividades musicais e corporais aliadas ao aquecimento vocal podem alavancar a
musicalidade e a expressão de um coro. A metodologia utilizada foi pesquisa-ação, e
pesquisa descritiva com abordagem qualitativa com base em questionário
semiestruturado. Como resultado percebeu-se pontos positivos, como o desenvolvimento
de aspectos como expressividade, afinação, memória e coordenação motora, com base no
resultado dos questionários e observações pode-se notar os coralistas com a musicalidade
e criatividade cada vez mais desenvolvida.
Palavras-Chave: Canto Coral, Música e Movimento, Voz e Corpo, Preparação de Coros.
Redes Sociais