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A MUSICOTERAPIA PARA O DESENVOLVIMENTO COMUNICACIONAL E SOCIAL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: uma revisão bibliográfica

AUTOR: Walter Pantoja Machado.

 

RESUMO

MACHADO, Walter Pantoja. A musicoterapia para o desenvolvimento comunicacional e social de crianças com transtorno do espectro autista: uma revisão bibliográfica. 2022. 35 fls. Trabalho de Conclusão de Curso – Licenciatura em Música, UFPA, Belém. Este trabalho é um levantamento bibliográfico realizado na área da musicoterapia, impulsionado pela crescente difusão da prática musicoterápica no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista no Brasil. A partir desse fato, formula-se a seguinte pergunta: de que forma a musicoterapia pode auxiliar o desenvolvimento comunicacional e social de crianças com TEA? A partir desta problemática, este trabalho tem como objetivo geral, investigar os benefícios da musicoterapia para o desenvolvimento comunicacional e social de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Quanto à metodologia do trabalho, utilizou-se a metodologia de revisão bibliográfica selecionando 10 trabalhos envolvendo musicoterapia e crianças com TEA. Para a produção desta pesquisa destaco os autores: Assumpção Jr. e Pimentel (2000), Paulino (2015), Araújo e Neto (2014) e Gattino (2009) para discorrer sobre o Autismo fazendo uma breve retrospectiva histórica, bem como, uma revisão teórica sobre os conceitos do Transtorno do Espectro Autista. Bruscia (2016), Benzenon (1988) e Barcellos (2015) contribuíram para tratar acerca da Musicoterapia e suas potencialidades no tratamento de crianças com TEA. Quanto aos resultados obtidos, evidenciaram-se contribuições da musicoterapia para a comunicação verbal, não verbal e social. Além disso, constatou-se que o tratamento em crianças é potencializado, pois a criança está na fase de desenvolvimento cognitivo, comunicacional, social, motor e intelectual. Sendo assim, a musicoterapia tem a capacidade de abrir canais de comunicação entre as crianças e seus pares, além de poder auxiliar no desenvolvimento inter-relacional.

Palavras-chave: Musicoterapia. Autismo. Desenvolvimento comunicacional. Desenvolvimento social.

 

 

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